Em 2026, um novo espaço para nós
- Victoria Passos

- 28 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Me parece que algumas coisas são universais. O sentimento de cansaço no final do ano, a vontade de recomeçar com um gás a mais. Mas acredito que fazer uma lista de desejos, ambições, vontades - o que você quiser chamar - talvez seja a maior delas. Quase 365 dias se passaram e com isso vem aquela vontade de fechar o livro escrito até então e iniciar uma nova história. Às vezes pode ser uma continuação da história que te acompanha no dia 31 de dezembro, ou então essa história precisa ser encerrada e com o início do ano é necessário iniciar uma nova história.
Todo fim de ano eu tenho uma tradição, sento na minha escrivaninha e coloco no planner algumas vontades, alguns sonhos e algumas ambições para o ano que se inicia. Nem todos acontecem, e faz parte da vida, mas alguns só dependem de mim e olhar para eles toda vez que abro meu planner me ajuda a ter mais vontade de fazer acontecer.
E deixa eu te contar um segredo, uma das minhas vontades para 2025 começou com esse texto. Sim, esse blog era um desejo antigo, que vem sendo cada vez mais latente em mim.

Escrever sempre foi algo que me preencheu e nos últimos anos que me perdi dessa parte de mim. Eu, que sempre fui muito de escrever, de falar pelos cotovelos, me vi tentando me enfiar em vídeos de 10 segundos, recebendo constantemente um retorno de uma plataforma que eu adoro, mas que, assim como eu, mudou e quer tudo muito rápido, muito breve. E esse novo ritmo não é algo que me apetece.
Então, hoje, aos 45 do segundo tempo, eu achei outra forma de continuar tendo trocas significativas com quem, assim como eu, estiver meio de saco cheio de vídeos de 10 segundos. Esse espaço foi criado pensando em você! Tudo aqui será feito com calma. Eu escrevo muito e divago mais ainda. Pega o seu chá, seu café, o que preferir, para te acompanhar nas leituras
O que eu quero para 2026:
Quando eu sentei para organizar minha lista de desejos para 2026, notei que quase todos eram relacionados ao fato de estar mais presente na minha vida, mais dedicada aos meus projetos, mais dedicada a mim. E acho que isso não é em vão. Passei o último ano num lugar delicado entre querer muito vingar dentro do Instagram e, ao mesmo tempo, não querendo que a plataforma me consumisse.
Alguns livros que li me fizeram notar que eu passava mais tempo deslizando literalmente o feed sem nem prestar atenção naquilo que eu estava consumindo, do que pensando em que tipo de conteúdo eu quero fazer. Eu estou na internet há algum tempo já, acho que desde os meus quinze anos, de lá para cá muita coisa mudou, mas acredito que a coisa que mais mudou fui eu mesma. Eu já não sou uma adolescente. Meus gostos mudaram, minhas prioridades mudaram e no meio de todas essas mudanças eu não consegui encaixar uma mudança no meu Instagram. Me parecia que eu precisava encaixar em um nicho específico, mas eu também não fazia ideia qual era, afinal eu gosto de tantas coisas. Gosto de compartilhar tantas coisas. Nessa enrolação de nichos, ideias e vontades eu acabei fazendo absolutamente nada.
Isso acaba aqui. Acaba hoje. Em 2026 eu quero muitas coisas, mas acredito que a maior delas é voltar a compartilhar coisas que eu amo, não me prender a nichos específicos, porque eles não são para mim. Me definir como uma só me limita demais e em 2026 eu quero não me limitar. E esse espaço é para isso.
Aqui você vai encontrar devaneios, indicações de livros, algumas receitas, indicações de séries, filmes e músicas. Talvez eu escreva sobre algo que vivi e que talvez você esteja vivendo no momento que ler o texto. Ou então vai pegar dicas de viagens de alguma das viagens que fiz. Eu quero que em 2026 a gente volte a conversar. Por aqui, pelo Instagram, ao vivo.
Então termino 2025 grata pelos aprendizados e por enfim perceber que a forma que eu quero fazer conteúdo talvez não seja limitada ao Instagram. E começarei 2026 animada com esse nosso lugar. Prometo que minha intenção não será prendê-la em um deslize eterno dentro desse site, mas minha intenção será, sim, te influenciar a não tocar no celular toda hora. Será te influenciar a ler mais livros, apreciar mais sua rotina, cozinhar mais e se manter mais presente, porque será isso que eu também vou estar fazendo! Espero que você goste tanto quanto eu.
Nos falamos em breve, beijo




Oba! Um lugar pra ler sem pressa, e não no celular, de preferência kkkk ☺️🩷
Enquanto eu lia metade do texto , eu, pensei “vou botar minhas metas em um papel para ela me dá um norte para o próximo ano e a primeira coisa que pensei foi , se fazer mai presente e desacelerar” . E no teu texto tu comentas exatamente isso de se fazer mais presente. Gostei dessa tua nova proposta e que indiretamente vai me influenciar em uma meta que eu tenho que é justamente ler mais ❤️
Obrigada por essa surpresa nos 45 do segundo tempo.
Eu adorei! Me senti em 2025 da mesma forma, não crio conteudo, mas digo em relação ao consumo. E em 2026 quero ser mais presente também! obrigada por isso!!
Amei , eu cheguei pelos looks a anos atrás, mas fiquei pelas palavras, cachorros rs e vi vc casando , amei o texto e vc me deu uma ideia , começar o ano escrevendo sobre 2025 , além das metas , pq esse ano foi punk , e bom tbm lembrar do que superamos , estou muito animada em
Ler vc
Adorei a iniciativa Vica, te acompanho a muitos anos e sempre me identifiquei muito com tuas ideias e conteúdos. Fui adolescente no mundo dos blogs e agora como adulta sinto muita falta desses espaços. Beijos bom final de ano ;)