Depois de você, ainda sou eu.
- Victoria Passos

- 18 de jan.
- 2 min de leitura
Texto escrito em 13 de dezembro 2016.
Durante minha conversa com minha psicanalista ela me disse: — Você tem que parar de dizer que ele te deixou. Você tem que parar de achar que você só era por causa dele. Ele largou do sentimento que vocês tinham juntos, mas você era inteira antes dele aparecer. Você permanece inteira.
A frase dita por mim é corriqueira. " Ele me deixou aqui". Acho que talvez tenha sido a frase que eu mais disse esse ano, talvez tenha sido a que eu mais escrevi também. Durante os últimos meses eu respirei e me alimentei dessa frase, afinal você tinha me deixado aqui. E de repente aqui não era mais o lugar que eu queria estar. De repente eu não sabia mais quais eram os meus sonhos porque eu encaixei você em todos eles.
Acho que falei tanto que você me deixou que acabei me deixando também. Me deixei durante muito tempo, me enfiei na cama e só levantava às vezes. Chorava todo dia e comia pouquíssimo. Quando você se foi levou consigo uma parte de mim e eu não conseguia recuperá-la. Depois de um tempo eu voltei a levantar da cama. Eu voltei a comer e recuperei meus sonhos. Sem você.
Mas você continuou ali, na minha cabeça que sempre planejou tudo. Tanto que pedi ajuda, porque eu não conseguia entender tudo o que aconteceu. Hoje, depois de quase três meses de psicanálise eu entendo que não cabe a mim entender. Entendo que você não soube me explicar. E que talvez nunca saiba. Hoje eu entendo que apesar da gente ter vivido algo lindo — pelo menos para mim — você decidiu que não dava mais. E foi.
E eu fiquei. E eu achei que era o fim. Achei uma falta de respeito enorme com esse amor, e com os planos que planejamos juntos. Eu me senti desrespeitada e não entendi nada. Ainda não entendo. Mas não cabe a mim entender.
Eu mudei muito mas ainda sou eu. Ainda faço maratona de Harry Potter e leio antes de dormir. Ainda planejo coisas com antecedência e tiro foto de tudo. Eu ainda vou no cinema e na livraria. Eu ainda sou quem eu era antes de você, apesar de ter mudado depois de você. Depois desses três meses eu percebi que você nunca me deixou, você só deixou o nosso amor. Ninguém pode me deixar. Nem mesmo você.
Depois de você, ainda sou eu.

Comentários